quarta-feira, 30 de março de 2016

Por Éverton Aragão: Eu quero ser um professor!

Éverton Aragão

                        -passou para o curso de Licenciatura em História na Universidade Federal de Campina Grande-PB, pelo SISU 2016

"Eu quero ser um professor! Escolhi a sala de aula como meta, por opção. Não como um pretexto qualquer, para fugir de cursos que não conseguirei passar. Vejo tantos outros amigos falando: "Eu pretendo cursar Direito", o outro para não se sentir inferior retruca, " Ahh eu quero cursar Medicina", isso com peito aberto, porém sem preparo algum. Vejo também mais outros cinco ou quantos forem, falando de dez a vinte tipos de engenharias diferentes, pra que? Você é ótimo em matemática? Parabéns. Porém não construa um muro de idealizações e ganhos, que dividam as áreas cientificas fundamentais.

Me cai a pergunta, será mesmo seus desejos? Ou apenas a pressão que eles próprios se encarregam de arrastar, para terem um futuro abarrotado de dinheiro e "status". (Se esse é o problema, venho dizer que, vejo pessoas pobres, contudo tendo seu salário de 10 mil reais, porém com uma péssima administração, por outro lado pessoas com uma condição financeira estável com apenas 2 mil reais). 
Esse realmente é o problema, caro amigos e ''familiares''? Dinheiro, obsessão e luxuria.
Até quando esse padrão de que dinheiro traz felicidade, vai estar associado ao nosso Brasil? Até quando fazer rabiscos na lousa à serem transformados em ideias nas mentes, vai ser menos valorizado do que um domingo de futebol.
De fato é um tremendo peso decidir ser um professor em um país que não valoriza a profissão. Como ser um professor em um país onde mais se valoriza bola no pé do que livro na mão? Mas de uma coisa eu sei, a melhor parte na escola é explicar aquilo que sei.
Sim! Eu quero ser professor! Tenho medo? Talvez. Mas tenho mais medo da educação de meu país se afogue em regras, e o ato de ir a escola se torne como tantas outras coisas vulgares, tenho medo no dia em que os alunos sejam tratados apenas como alunos.
Ser um mestre não é seus mais de 500 pontos, ou seus menos de 700 [ geralmente os pontos necessários para passar para algum curso de Licenciatura]. Ser mestre não é mudar o mundo, é mudar uma mente de cada vez. Ser mestre é ter e ser a esperança.
Me orgulho de querer um dia ser um professor. Mesmo com as frases mais chatas, que rondam minha mente, "você vai passar fome", "os jovens de hoje em dia não respeitam nem os pais, imagina os professores", "ah, mas você é tão inteligente...", '' sempre mexeu no computador, pensei que seriá engenheiro'', ''tem tantos outros cursos, pq logo professor'', e desses tantos outros só vejo: Direito, Medicina, Engenharia.
De seus conselhos tenho algo a declarar! Mesmo que eu abaixe a cabeça no momento de suas construtivas "dicas", eu sei oq eu quero, e suas opiniões não vão me acrescentar em nada. Eu quero ser um professor! Não importa qual tipo seja, mas quero arrancar um pedaço de todos aqueles mestres da educação que passaram por mim. INCLUSIVE AQUELA QUE ME COLOCOU NESSE MUNDO."

Observação: texto publicado com a autorização do autor.


2 comentários: