sábado, 19 de março de 2016

Motivos para a 1ª Grande Guerra

Grande Guerra ou Primeira Guerra Mundial foi um conflito bélico ocorrido entre os anos de 1914 e 1918. Disputas por territórios, ressentimentos de conflitos anteriores, sentimento de nacionalismo, foram alguns dos motivos para que tal conflito ocorresse. Como sabemos, o estopim que deu início a guerra foi o assassinato do herdeiro do trono Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, por um estudante sérvio. Os conflitos que fizeram o florescer do clima belicoso, de modo geral,foram::
---O IMPERIALISMO: potências capitalistas a procura por territórios, matéria-prima e novos mercados. Políticas de protecionismo.

---O NACIONALISMO: sentimento patriótico, causado em grande parte por ressentimentos e rivalidades entre as nações. Alguns movimentos nacionalistas de destacaram:

-pan-eslavismo: liderado pela Rússia, buscava a união de todos os povos eslavos.
-pangermanismo: uma das coisas que tal movimento defendia era o de anexação à Alemanha dos territórios do Centro da Europa onde viviam grande contingente de pessoas de origem germânica.
-revanchismo francês: defendia que a França teria que reconquistar a região da Alsácia-Lorena, perdida para os alemães na Guerra Franco-Prussiana.
O que você acha da página História Legal ?
Por favor, diga a sua opinião. Avalie a página nesse link:https://goo.gl/4e33kI

Nenhum comentário:

Postar um comentário