terça-feira, 8 de março de 2016

Origem humana

Uma breve explicação...

        Durante muito tempo, entre muitos outros questionamentos em relação à essência do homem,  as diversas sociedades se perguntaram: Como surgimos ?.
Várias respostas foram oferecidas à esta indagação. Dentre as quais, explicações de cunho filosófico, biológico, antropológico, religioso etc.
       Existem duas teorias principais que tentam explicar como surgiu o ser humano : o Criacionismo e o Evolucionismo.


. Criacionismo: diz que o homem foi criado por Deus sua imagem e semelhança e que nós somos descendentes de Adão e Eva . Tem como referência o primeiro livro da Bíblia, Gêneses. Foi muito difundida no horizonte cristão durante muito tempo, predominando até o século XIX quando surge o Evolucionismo.



                           ( Criação de Adão, Michelangelo, pintada entre 1508 e 1512. Capela Sistina, Vaticano)                                    


. Evolucionismo: diz que o homem e os primatas evoluíram de um ancestral comum. Foi pensada pelo naturalista inglês Charles Darwin ( 1809-1882). Em 1859 Darwin publica sua célebre obra A origem das espécies. Neste livro ele trata o ser humano como um animal e que como qualquer outro passou por estágios até chegar onde chegou. Darwin defende o mecanismo da seleção natural, isto é,não é o mais forte o que sobrevive, mas sim o que melhor de adapta. Essa explicação, pode ser dada também quando nos perguntamos: “de tantas espécies do gênero Homo, por que apenas os sapiens sobreviveram?”. Esta teoria causou extremo desconforto entre a sociedade do século XIX, e até hoje,muitos não conseguem acreditar que tenhamos “familiaridade” com outro animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário