segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Os sentidos da palavra "história"


 Bem, a palavra “história” tem sentido polissêmico, isto é , pode apresentar vários sentidos. Iremos dizer aqui quais são os três sentidos principais incorporados por ela.


 São eles:

- história enquanto processo vivido ligado à memória: é um conjunto de acontecimentos pessoais ou de um grupo que contam e trazem à memória relatos do dia-a-dia. São as alegrias, as tristezas, as comemorações que ficam na lembrança. São aquelas histórias que as pessoas mais velhas contam, que ao longo do tempo são transmitidas para os mais novos. Quem nunca ouviu a avô dizer : “Quando eu era mais nova...” e daí pra frente narrar uma série de relatos pessoais de coisas que aconteceram não só com ela, mas com o seu grupo de amigos que tinha na época em que ocorreu tais fatos, por exemplo ?. Devemos tomar cuidado, pois a memória de uma grupo sempre exalta seus próprios ideais e , as vezes condena os dos outros. Nessa guerra entre memória e esquecimento o que prevalece é a visão do grupo dominante.

-história ficção: são histórias inventadas para entreter, emocionar, passar uma reflexão sobre determinado assunto. Elas podem ser inspiradas em culturas e formas de pensar de determinadas épocas.Podem contar aventuras de animais sempre com um fundo moral no final ( fábula ). Podem passar ao leitor autoconfiança , determinação ( textos de auto-ajuda). São Contos, novelas, filmes. São obras literárias como Memórias Póstumas de Brás Cuba ( romance escrito por Machado de Assis, desenvolvido em princípio como folhetim ), são séries amadas pelo público infanto-juvenil como Harry Potter.

- História com “H” maiúsculo: a disciplina, ciência humana que se preocupa em estudar como se organizaram e quais foram as mentalidades, estruturas econômicas, política, sociais, jurídicas, das diversas sociedades ao longo do tempo e como , a partir disso, podemos melhor compreender o presente e ter alguma pespectiva para o futuro. A História ganha , de fato, nome de ciência a partir do século XIX 


( é interessante destacar que nem todos os estudiosos consideram a História como sendo uma ciência por não poder provar de forma efetiva o que diz a respeito de determinadas coisas, como fazem a Física e a Química. Outros dizem que a História é uma ciência em construção )

Nenhum comentário:

Postar um comentário