quinta-feira, 18 de maio de 2017

Dicas de Livro

Batalhas Medievais
Autores: Kelly Devries, Martin Dougherty, Iain Dickie, Phyllis G. Jestice e Christer Jorgensen
Editora M.Books (http://www.mbooks.com.br/)
Veja: https://goo.gl/nlMFsw
280 páginas



Esta obra apresenta as 20 mais importantes batalhas da Europa e do Oriente Próximo na época em que os tradicionais códigos de cavalaria cediam lugar ao crescente profissionalismo dos exércitos.
Começando com a Batalha de Hastings (1066), na qual a cavalaria de Guilherme da Normandia derrotou as forças saxônicas de Haroldo, e concluindo com a Batalha de Brunkeberg (1471), em que uma milícia sueca derrotou um exército profissional moderno, liderado pelo rei dinamarquês Cristiano I. As batalhas incluem:

• A destruição, por Saladino, de um exército de cruzados em Hattin (1187);
• A vitória mongol em Liegnitz (1241);
• O emprego do devastadoramente eficaz arco longo em Crécy (1346) e Agincourt (1415);
• O bem-sucedido ataque anfíbio de venezianos e cruzados a Constantinopla (1204);
• As batalhas navais em Malta (1283) e Sluys (1340);
• Bouvines (1214);
• O sítio do Château Gaillard (1203-1204);
• E a vitória dos humildes hussitas contra seus senhores em Vítkov, próximo a Praga (1420), onde tanto carroças como pólvora foram usadas com grandes resultados.

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Dica de livro 👏 😊

HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS
(das origens ao século XXI)
Autor: Leandro Karnal
Editora Contexto (http://editoracontexto.com.br/)
Veja: https://goo.gl/9xWzlZ
288 páginas

Como podem os Estados Unidos provocar tanto ódio, a ponto de muita gente no mundo ficar feliz com ataques suicidas de fanáticos contra eles? Como pode uma cultura influenciar tantas outras e ostentar, muitas vezes, um provincianismo digno de rincões escondidos no espaço e no tempo? Nação que absorveu mais imigrantes que nenhuma outra na história, que respeita as diferenças criando etiquetas para as minorias, que incorpora cientistas do mundo todo em suas melhores universidades, que espalhou para o mundo o cinema e o jazz, séries de tv e calças jeans, padrão de magreza anoréxica e de seios inflados; país que defendeu a democracia em "guerras justas" e atentou contra ela em invasões injustificáveis. é sobre esse fascinante país que trata este livro. Primeira e única obra feita com olhar brasileiro, foi escrita por quatro especialistas da área, passando longe da visão maniqueísta com que o tema comumente é tratado. Obra de referência, essencial para quem não é indiferente (gostando ou não) às influências que a terra do Tio Sam exerce sobre nós.Fonte: http://editoracontexto.com.br/historia/historia-dos-estados-unidos.html

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Dica de Livro

Os Historiadores 
Clássicos da história, vol. 3 - de Ricoeur a Chartier

Organizador: Maurício Parada
Editora Vozes(http://www.universovozes.com.br/)
Veja:https://goo.gl/MP2PzT
312 páginas

Os historiadores - Clássicos da história é uma coletânea de ensaios, assinados pelos maiores especialistas brasileiros sobre a vida e a obra dos autores clássicos da História, desde a antiguidade clássica até a contemporaneidade. Neste volume aparecem as figuras de Paul Ricoeur, Jean-Pierre Vernant, Alfredo Julien, Eric Hobsbawm, Georges Duby, Reinhart Koselleck, Jacques Le Goff, Marc Ferro, François Furet, Hayden White, Pierre Nora, Peter Burke, Carlo Guinzburg, Robert Darnton e Roger Chartier.